A História dos Consoles - Primeira Geração
- Tiago Alfano
- 27 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Quem vê os jogos de vídeogame hoje em dia fica impressionado com a qualidade dos gráficos, músicas , efeitos e com as histórias e enredos tão complexos e elaborados quanto grandes obras literárias e cinematográficas, mas isso nem sempre foi assim, tudo começou de forma muito simples se comparada com a atualidade. Nessa série de reportagens, iremos acompanhar a história dos consoles através do tempo, desde a primeira geração até a atualidade.
Os jogos eletrônicos existem desde a década de 50, mas nessa época eles estavam longe de estar nas casas das pessoas, eles eram exclusivos para os computadores (algo muito distante dos que utilizamos hoje em dia e incrivelmente mais caros ) , fliperamas ou protótipos experimentais. A partir de um desses protótipos,em 1972 a Magnavox , uma subsidiaria da Philips holandesa lançaria o primeiro console caseiro, o Odysey 100.

A primeira geração durou de 1972 a 1977, e além de várias edições do Magnavox Odysey, contou com o Nintendo Color Tv Game , Pong e Coleco Telstar, todos com jogos muito parecidos e uma importante característica em comum, todos os jogos tinham somente uma tela e uma cor.
Os sistemas caseiros dessa época eram muito diferente do que chamamos de vídeogame atualmente, não possuíam cartuchos e alguns modelos nem possuíam controles separados dos consoles.Os vídeogames funcionavam a partir de transistores, somente a segunda geração faria uso dos microchips. Esse processamento arcaico não possibilitava muita coisa, muitos jogos tinham apenas um som , ou em alguns casos nenhum som mesmo, a interface gráfica se resumia em pontos e linhas, o máximo possível para uma tecnologia de 1 bit.
Para mascarar essas limitações existiam no mercado películas para se colocar na tela da Tv , dando uma nova cor para a tela ou representando algum cenário, como por exemplo um campo de futebol ou uma quadra de vôlei. Os comerciais do Odysey durante os anos de 1972 e 1973 ilustram bem essas funcionalidades e podem ser vistos no vídeo abaixo.
Se um jogo merece destaque nessa geração , esse jogo é o Pong, um simples jogo de "tênis de mesa", baseado no primeiro jogo desenvolvido para o Odysey ( tão baseado que até gerou uma briga jurídica com a Magnavox ). Pong foi o primeiro jogo de videogame a dar lucro na história, a partir dele foi a industria viu a formação de um novo mercado, abrindo as portas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos jogos eletrônicos. Com certeza você conhece o Pong, mas caso não se lembre , você pode jogar uma versão "sofisticada" do clássico clicando aqui, ou simplesmente acompanhar uma jogatina no vídeo.
Na próxima matéria da série veremos a segunda geração de consoles e toda a evolução que os microprocessadores trouxeram.
Comments