Os problemas de Pokemon Go
- Tiago Alfano
- 27 de out. de 2016
- 3 min de leitura

Pokemon Go se tornou uma febre imediata quando foi lançado, batendo recordes de downloads e lucros. A grande novidade e motivo da febre foi a união de uma franquia que tem lugar no coração de pessoas de várias faixas etárias aliada à experiência de se utilizar um aplicativo de realidade aumentada. Atualmente mesmo se mantendo lucrativo e ainda figurar a lista de jogos e aplicativos mais baixados para Android e iOS segundo o site App Annie, o jogo sofreu uma queda vertiginosa, tanto em quantidade de downloads quanto em relação aos lucros.
Os motivos por trás dessas perdas de usuários são vários, consumo excessivo de bateria , impossibilidade de instalação em modelos de smartphones mais antigos ou simples, falta de interação entre jogadores dentro do jogo e uma mecânica de combate pouco consistente. Nessa matéria iremos esclarecer esses problemas e apontar possíveis atualizações que melhorariam a experiência dos jogadores.
A bateria
Sobre a questão da duração da bateria, isso não é algo que possa ser resolvido facilmente, por ser um aplicativo de realidade aumentada, muitos recursos são ativados no smartphone : GPS, acelerômetro , câmera , e isso faz com que muita energia seja gasta no processamento das informações captadas por esses sensores e dispositivos. A solução no momento é adquirir um carregador móvel, baterias sobressalentes ou aguardar a evolução das baterias atuais.
O sistema operacional
Para baixar e jogar Pokemon Go é necessário que você tenha um smartphone com a versão 4.4 do Android ou a versão 8.0 do iOS, que mesmo não sendo versões muito recentes desses sistemas operacionais, principalmente no caso do Android, ainda não são as mais utilizadas. No caso do Brasil, segundo o site Kantar , apenas 2.8% de usuários possuíam um aparelho com iOS. Os números no Android são melhores , mas mesmo assim 30% dos aparelhos do mundo não são capazes de instalar o aplicativo, numero que possivelmente é menor ainda no Brasil. Quanto a resolução desse problema não existe muita coisa a se fazer, apenas adquirir um novo smartphone.
A interação no jogo
Pokemon Go fez muita gente deixar de ser sedentária e ir pra rua, lotou praças e parques e gerou muita interação no mundo real, mas essa interação é muito limitada dento jogo. Uma das principais características da franquia Pokemon é a batalha entre treinadores, tanto quanto no desenho animado quanto nos jogos para consoles, ela está ausente no jogo para smartphones. Recentemente , o CEO da produtora do jogo disse que as batalhas entre jogadores está na lista de atualizações do jogo, então o que podemos fazer é apenas esperar.
Mecânica de combate

A série de jogos de Pokemon nos consoles nasceu em 1996, antes mesmo do desenho, e o que mantem esses jogos entre as listas dos mais vendidos até hoje, é seu sistema de combate. Esse sistema é muito simples de aprender, mas exige um tempo de estudo para conhecer e dominar todas as suas peculiaridades. O combate em Pokemon Go é muito diferente das versões de console , e quem esperava por uma mecânica parecida, ficou decepcionado, Mesmo para aqueles jogadores que nunca tiveram contato com a série, as batalhas de Pokemon Go deixam muito a desejar, já que a interação do jogador é muito rasa. Esse problema torna Pokemon Go basicamente um jogo de coleta, perdendo muito da proposta do universo Pokemon, que é ancorada em dois pontos a captura dos monstrinhos e os combates estratégicos entre eles.
O que podemos esperar é que as futuras atualizações melhorem a jogabilidade e interação entre os jogadores, e que isso faça com que o jogo volte a crescer, trazendo novos jogadores e fazendo com que aqueles que abandonaram o jogo retornem para viver uma melhor experiência de realidade aumentada.
Comments